Apê 114
Brasília, 2022
O prédio projetado por Marcelo Graça Couto Campello e Sérgio Rocha, erguido em 1961, abriga um apartamento de 158m² que passou por uma reforma completa. Anteriormente, o imóvel era totalmente original, com uma configuração de três quartos, sendo apenas uma suíte, além de um banheiro social que atendia os outros dois dormitórios.
A sala de estar era separada da sala de jantar, que ficava próxima à cozinha e à área de serviço. O novo projeto foi idealizado para proporcionar uma planta mais aberta e integrada. Assim, a área de convivência foi reformulada, unificando a sala de televisão, a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha, criando uma conexão fluida entre os diferentes ambientes da casa.
Na área íntima, foram criadas três suítes, sendo a principal equipada com um closet. A escolha do mobiliário é uma fusão de peças contemporâneas com outras datadas das décadas de 1950 e 1960, respeitando a história do apartamento. O piso de taco original, em peroba rosa, foi mantido e restaurado.
As janelas em fita, uma característica do modernismo, proporcionam uma vista para as árvores do cinturão verde da quadra. Quando abertas, elas criam a sensação de que o verde entra no apartamento, trazendo ainda mais frescor e luminosidade ao ambiente.
Autor do projeto: Bruno Pessoa
Arquiteta colaboradora: Luiza Mitchell
Fotos: Júlia Tótoli





























